Categorias

5 de junho de 2017

Semana dos Ovos

Para a edição desta semana, trago algo que nos acompanha há milhares de anos e que está presente em muitas coisas no mundo da cozinha, é o ovo!
Quem nasceu primeiro?? O ovo ou a galinha?? Na minha opinião foi o ovo, já que os dinossauros foram os primeiros seres vivos e a galinha um cruzamento de espécies como tantas outras...mas certamente os cientistas terão outra perspectiva.

De qualquer modo, os que mais consumimos são os de galinha e codorniz, sem esquecer das ovas de peixe (o tão famoso caviar). Mundialmente, a China comanda a produção destes com 43% do mercado, na Europa é o Reino Unido que mais produz. Para mim, não faz qualquer diferença....pois só consumo biológicos. Comprar, só em caso de emergência, o que dificilmente acontece.

Por vezes, nem chegamos a perceber a presença dos ovos na nossa ementa, mas desde entradas, sopas, acompanhamentos ou prato principal e sobremesa eles podem entrar em tudo. Nestas oito sugestões apresento um pouco de tudo, só deixei a sopa de fora, mas basta fazer um creme e juntar ovo cozido fatiado e temos uma bela sopa.

O ovo contém muitas proteínas, vitaminas e  alguns sais minerais. Os seus benefícios passam pelo controlo do colestrol,  fortalecimento do sistema imunitário, diminuição do stress e ansiedade, protecção dos olhos e cérebro, aumento de energia, melhoramento da pele, do cabelo, dos ossos e dos dentes e fornecimento de mais qualidade de vida. Certamente que terá muito mais impacto o seu consumo mas estes são parâmetros mais que suficientes para convencer, quem pode, a juntá-lo à sua ementa.

Fontes

4 comentários:

  1. Por acaso, gosto muito de ovos! São muito nutritivos e versáteis.
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me lembro de não comer ovos, ahahah... é algo natural para mim. Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro ovos embora não possa abusar deles! Um excelente tema para esta semana!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há casa sem ovo, excepto quando envolve saúde.
      Beijinhos

      Eliminar