Categorias

21 de novembro de 2016

Semana da Romã



Bom dia!!


Vamos lá lançar a rubrica desta semana, que vai destacar uma fruta da época: a romã.


romã  é um fruto muito vulgar no mediterrânico e médio oriente, onde é utilizado como aperitivo, sobremesa ou bebida alcoólica e o seu cultivo está expandido em mais de 100 países.

Esta fruta aparece nos textos bíblicos, sendo associada ao amor e fertilidade, para os gregos, que consagraram a romãzeira à deusa Afrodite, já os judeus têm na romã um símbolo religioso com grande significado no ritual do ano novo, acreditando que o que vem é sempre melhor que o ano que passou.

Quanto aos benefícios para a saúde, este fruto pode controlar e reduzir a tensão arterial, sendo também utilizada para prevenção de problemas cardiovasculares.  
 A romã ajuda nos casos de anemia, diabetes, problemas digestivos, doenças orais e até na osteoartrose

Esta é uma magnífica fonte antioxidante, anti-viral e anti-tumoral. Contando com diversas vitaminas como a A, C, E e ácido fólico. De destacar ainda que a romã contém três vezes mais antioxidantes que o vinho e o chá verde. Curioso, não?!

A minha relação com este fruto tem sido muito limitada. Quer com isto dizer, que apenas a ingeria ao natural ou os seus bagos misturados com açúcar. Porém, o blog me leva a pesquisar mais e tem aumentado em grande escala as receitas e inovações por este lado. 
Prova disso, é que na edição desta semana estão três sugestões minhas, coisa que seria impensável acontecer antes do blog.

Espero que a vossa semana seja bem deliciosa!!


2 comentários:

  1. Olá Vanessa,
    Tantas e tão boas as sugestões para esta semana!
    Adoro romãs, para além de ser um fruto cheio de benefícios para a saúde é sem dúvida um fruto que me traz muitas lembranças da infância.
    Beijinhos e boa semana,

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Paula, a mim também me trás boas memórias. É tão deliciosa esta semana =P =P Mas sou suspeita para falar, ahahah. Beijinhos e óptima semana

      Eliminar