Categorias

21 de setembro de 2016

Bolo de Framboesa (MFP)

Este bolo de framboesa foi a segunda experiência com a forma que ganhei no passatempo do Recanto com TemperoA Metalúrgica Bakeware Production S.A. O primeiro bolo, saiu bem também, no entanto foi um dia daqueles de correria doida e só quando este já tinha sido devorado após o jantar de família me lembrei que não tinha fotografias. Mas, como na minha família há aniversários seguidos, duas semanas depois fiz mais um e tirei logo fotografias. 

Para ser sincera, este é um bolo de iogurte banal com framboesa e cobertura de chocolate e amêndoa, mais uma vez feito na máquina de fazer pão, uma excelente forma de poupar tempo. 


Para esta receita usei:

- 3 Ovos
- 1 Iogurte
-  1 + 1/2 copo de açúcar
- 2 copos de farinha
- 1/2 copo de óleo
- 1 colher de chá de fermento
- 1 embalagem de framboesas congeladas

P.S -  o copo que usei como medida é o do iogurte usado.

Basta juntar os ingredientes todos no recipiente da máquina, primeiro os líquidos depois os secos ( adicionando logo as framboesas congeladas) , seleccionar o programa da Massa de Bolo (10) e esperar que termine, entretanto já temos a forma pronta, untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Para a cobertura:

- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de leite
- 1 colher de chá de cacau em pó
- 25 g de açúcar  (de preferência em pó)
- amêndoa q.b picada
- Açúcar em pó para polvilhar

Para iniciar, junta-se o leite com a manteiga num tacho e leva-se ao lume, quando a manteiga estiver derretida, retira-se do lume e adiciona-se o cacau em pó, a açúcar (que para ficar mais espesso é melhor usar em pó) e a mexe-se muito bem. Para terminar, mistura-se a  amêndoa.

Dica: Muitas vezes, derreto uma tabele de chocolate com manteiga e uso assim mesmo para cobertura (aliás prefiro deste modo). Fica mais espesso e delicioso.

Montagem:

Depois de cozido (40 min a 200ºC, aproximadamente, nada melhor do que conferir com um palito) e desenformado, deixar arrefecer e depois espalhar a cobertura por cima do bolo, polvilhando com açúcar em pó para terminar.

Dica: Se não tiverem açúcar em pó não saiam apressadamente para comprar, basta colocar açúcar numa picadora et voilá ficamos com o pó pretendido.



6 comentários:

  1. Ficou bonito! E de certeza bem saboroso ^_^
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delicioso e lindo, daqueles que desaparecem numa refeição =) (Foi usado como bolo de aniversário, logo dividido por várias pessoas, não pensem que devorei tudo sozinha =P )

      Eliminar
  2. Olá Vanessa, bela sugestão!
    Nunca fiz bolos na MFP... será que vais ser a minha inspiração mais uma vez... a ver vamos!
    Bjs e bom fim semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL... mais uma vez não te vais arrepender =P
      Beijinhos Bom fim-de-semana

      Eliminar
  3. Respostas
    1. É mesmo bom Marta, já pediram para repetir =P

      Eliminar