Categorias

13 de fevereiro de 2016

Bolo rico de chocolate com crocante de amendoim by Coisas e Coisinhas

Para o dia de hoje, trago este fantástico Bolo rico de chocolate com crocante de amendoim do blogue Coisas e Coisinhas. Ideal para o dia do amor, tendo em conta que a meteorologia não está para brincadeiras nem grandes passeios, sempre se pode optar por um programa caseiro, jantar às velas com uma ementa confeccionada por nós, passar a tarde no conforto do sofá a ver séries ou filmes, enfim, programas do mais romântico que há =)

Adoro bolos de chocolate e este é de cortar a respiração, ficou lindo, tão apetitoso, simples apenas regado com um ganache maravilhoso e genialmente terminado com crocante de amendoim.

Coisas e Coisinhas, Parabéns por mais uma receita divinal!


Bolo rico de chocolate com crocante de amendoim // Rich Chocolate Cake with caramelized peanuts









Ingredientes para o bolo (medidas baseadas numa chávena de 240ml de capacidade):
1 chávena e 3/4 de farinha
1 chávena e 1/2 de açúcar
7 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
1 café expresso
1 chávena de buttermilk 
(se não tiverem ou não encontrarem, basta juntarem a uma chávena de leite 1 colher de sopa de vinagre e deixarem actuar por 5 minutos antes de utilizar)
1/2 chávena de óleo

Para o ganache de chocolate:
100 gramas de chocolate preto partido em pedaços
140 ml de double cream (ou natas)

Para os amendoins caramelizados:
2 mãos bem cheias de amendoins sem casca
2 colheres de sopa generosas de mel


- Forrar um pequeno tabuleiro com papel vegetal. Distribuir nele os amendoins, para que formem uma só camada mas deixando-os bem juntos e não demasiado dispersos pelo tabuleiro. Regá-los generosamente com mel e levar ao forno previamente aquecido a 160ºC por cerca de 8 a 10 minutos, ou até os amendoins estarem douradinhos, crocantes e bem caramelizados. Retirar e deixar que arrefeçam, antes de os "descolar" do papel vegetal e, com a ajuda de uma boa faca, picá-los de forma grosseira. Reservar.



- Para o bolo, misturar 3 colheres do cacau em pó no café expresso e deixar que arrefeça.



- Numa taça grande, juntar os ovos, o café arrefecido, o buttermilk e o óleo e bater bem. Depois, com a ajuda de uma colher metálica, envolver primeiro neste preparado a farinha e o fermento, seguidos do açúcar e do restante cacau em pó. Bater um pouco com a batedeira só para que o preparado fique bem liso e uniforme.



- Verter esta mistura numa forma untada e forrada e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de meia-hora, ou até o bolo estar bem cozido.




- Retirar, deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixar depois que arrefeça completamente.



- Para o ganache, levar o double cream ou as natas ao lume num pequeno tacho. Quando estiver bem quente, mas sem deixar que levante fervura, retirar do lume e adicionar de imediato os pedaços de chocolate ao tacho, deixando que repouse assim, sem mexer, durante cerca de 5 minutos. Ao final desse tempo, envolver muito bem até que forme um ganache bem liso e cremoso.



- Colocar o bolo num prato de servir e regá-lo generosamente com o ganache de chocolate, decorando por fim com os amendoins caramelizados. Podem ainda usar outras decorações a gosto, caso queiram (eu utilizei uns triângulos de chocolate para decorar o centro e conferir mais uma textura diferente).  







Visitem o blogue e o facebook para verem mais delícias da 


Bom Fim-de-Semana!!!


4 comentários:

  1. Sabes aqueles bolos que dão logo vontade de cortar uma fatia? Este é um deles, está lindo e de certeza uma autêntica delícia ... vou levar comigo a receita, ok?
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla. É mesmo daqueles bolos que não descansamos até provar =D
      Leva à vontade, é um dos objectivos do blog é partilhar estas maravilhas =P

      Eliminar
    2. Carla espero que não te arrependas...mas tenho quase a certeza que não vai acontecer ;) Obrigada por levares a receita e espero ter feedback brevemente ;) E obrigada a ti mais uma vez Vanessa por partilhares :) beijinhos!

      Eliminar
    3. Eu é que agradeço, por fazeres parte deste grupo de partilhas =)
      Já me pediram para fazer este bolo também... assim que me organizar experimento e partilho =P
      Beijinhos

      Eliminar