2 de julho de 2016

Profiteroles

Gosto muito de profiteroles, porém só recentemente me aventurei a fazê-los,  para decoração (ainda que sobram alguns para saciar o desejo), aproveitei o recheio de morango da Dulcis que tinha sobrado do bolo de aniversário e ficaram uma maravilha! 
A receita que segui é da autoria da Vaqueiro, para a verem no site de origem basta acederem à fonte no fim do post. Espero que gostem.


Profiteroles 









Ingredientes:


2,5 DL DE ÁGUA

50 Gr DE VAQUEIRO
SAL
175 gr farinha
4 A 5 OVOS


Leve a água ao lume num tacho com a manteiga e uma pitada de sal. Logo que ferva e a Vaqueiro esteja completamente derretida, retire do lume e junte a farinha de uma só vez, batendo energicamente com uma colher de pau até a massa formar  bola e se separar completamente das paredes do tacho. Coloque a massa sobre a bancada e amasse com as mãos até ficar quase fria.


Ligue o forno e regule-o para os 170 °C.


Coloque a massa numa tigela e vá adicionando os ovos um a um, juntando apenas o seguinte quando a massa tiver absorvido completamente o anterior. 


Deite a massa num saco pasteleiro com um bico liso e molde em montinhos sobre o tabuleiro do forno, previamente untado com Vaqueiro.


Leve a cozer no forno durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada.


Deixe arrefecer completamente, podendo recheara gosto com chantilly, com doces de ovos ou compotas. No meu caso, foram recheados com Dulcirecheio de morango da Dulcis.


Fonte: http://www.vaqueiro.pt/receitas/detalhe/2396/profiteroles-com-chantilly-e-molho-de-chocolate





2 comentários:

  1. Já fiz éclairs muitas vezes, mas profiteroles não! Tenho de me aventurar, esses ficaram lindos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =)
      A mesma massa serve para as duas coisas. Tens que experimentar, são tão bons!

      Eliminar