18 de julho de 2016

Compota de Figo

Uma das frutas da época é o figo, o qual me acompanhou sempre nas férias de verão ora acabados de colher, ora frescos junto com açorda (prato que todos os alentejanos já experimentaram pelo menos uma vez).
Em compota foi a primeira vez que provei, tal como confeccionei. Isto porque é um fruto que amadurece rápido demais e como estavam no seu limite, lembrei-me de fazer esta experiência, que de certo irei repetir adicionando nozes ou amêndoas picadas. (penso que ainda ficará melhor)


Como sabem gosto de fazer coisas boas, simples e rápidas, como tal dei uso à minha máquina de fazer pão (também preparada para fazer compotas).

Ingredientes:
5 a 6 figos (sem casca)
1 pau de canela
1/3 de açúcar
8 a 10 bolachas-maria trituradas


Esta receita é do mais simples que há, basta apenas colocar os ingredientes na recipiente da máquina de fazer pão, escolher o programa 11 (Compotas) e esperar 1hora e 5 minutos (15 para amassar e 50 para cozer) que a máquina faz o resto. Assim que terminar é colocar num recipiente, deixar arrefecer e guardar no frigorífico. Acposto que durará poucos dias... acreditem é muito bom mesmo. Suja-se pouca coisa, não dá quase trabalho e resulta num lanche ou pequeno-almoço maravilhoso.

2 comentários:

  1. Gostei muito :) Excelente blog, Beijinhos!!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar