Categorias

3 de abril de 2016

Padrão de Beleza

Mas afinal o que isto de padrão de beleza? Quem inventou tal coisa ? Como e porquê nos foi impingido ?



Apesar de também haver este padrão para os homens, vamos focarmo-nos nas mulheres que se por um lado são as que mais sofrem ( por escolha ou não), por outro são as que mais criticam.

Ao longo da humanidade os corpos, tal como a vida das mulheres sofreram grandes alterações. O corpo feminino passou por todas as transformações, do volume às curvas, das curvas à magreza, da magreza à busca incontrolável do peso "ideal", através das dietas e intenso exercício físico. Questiono apenas, porquê ?
O que não gostam no vosso corpo e porquê? O que vos leva a querer mudar ?

O mundo da moda é dos principais responsáveis por estas buscas intensas de um corpo ideal. Os requisitos que utilizam na selecção das modelos para desfilarem as suas roupas pré-concebidas em tamanhos demasiado pequenos para a realidade. A pressão, as dietas, o exercício físico a que estas são expostas para poderem desfilarem corpos nada saudáveis e erradamente impingidos como ideais, são ridículos o pior é que passam para a sociedade também.

Os homens cobiçam sim as modelos, mas optam por mulheres reais, por somos muito mais que uma imagem. Temos que nos reflectir na nossa imagem, não seguir algo que não nos sentimos bem. Nunca permitir sermos prisioneiras da imagem.

Enquanto mulher sofri com a maldade de outras mulheres enquanto não tive cabeça para ver a realidade. Nunca me levou a depressão ou distúrbios alimentares, mas é o que acontece com a maioria que se sente insegura com a sua imagem e os comentários maldosos só pioram.


Não temos que seguir uma imagem do corpo perfeito, temos sim de nos sentir bem. Prefiro vestir um 40, ser feliz, não me privar de comer o que gosto, fazer exercício de forma saudável (e não louca) quando quiser, do que vestir um 34, não comer e ser infeliz. Atenção que estamos a abordar o padrão de beleza que muitas seguem e não os casos de magreza que, por diversos motivos de saúde, não conseguem manter ou ganhar peso.

Também não estou a defender, que se coma sem cuidados, que se seja sedentário ou tão pouco que se ponha a saúde em causa com o excesso de peso. Há um meio-termo para tudo, e neste tema não é diferente. Agora parece que ficam viciados de forma doida em exercício físico, regimes alimentares e reduzir o peso custe o que custar, para usarem a roupa que quiserem de tamanho pequeno, para serem cobiçáveis a todos os olhos.


A quem temos que agradar é a nós mesmas, em primeiro lugar. Quem muda apenas para agradar aos outros, nunca será feliz. Mudar por nós, aí sim vai trazer uma enorme satisfação com o resultado.


Vale a pena submetermo-nos a algo que nos faz infeliz? 
A algo que não é o que queremos realmente?

Fontes das imagens:
https://estilo.catracalivre.com.br/comportamento/serie-de-imagens-critica-padrao-de-beleza-ideal-imposto-as-mulheres/#
https://themeslemos.wordpress.com/2014/06/18/%E2%9C%BFmoda-o-padrao-de-beleza-feminina-que-a-sociedade-impoe%E2%9C%BF/
http://sidneiemoura.blogspot.pt/2016/01/padroes-de-beleza-feminina-percepcao.html

Nessy

4 comentários:

  1. Hoje em dia fazem muitas asneiras em nome da beleza...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas mesmo!
      Recentemente, veio mais uma modelo que cancelou o contrato com a Victoria Secrets, porque tinham que emagrecer (e aos olhos da sociedade já era magra), tal como a Sara Sampaio revelar que se submete a rigorosas dietas que lhe causam mau estar! Não vale a pena!

      Eliminar
  2. Gostei imenso que tivesses abordado este tema aqui:)
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar