Categorias

24 de abril de 2016

Frango com Camarão, Manga e Leite de Côco by Coisas e Coisinhas


Ontem não houve tempo para vir ao blogue, como tal hoje reponho as novidades, começo por esta maravilha. Uma refeição com sabores simples, deliciosos e contrastes visuais lindos, falo deste frango com camarão, manga e leite de côco da Coisas e Coisinhas. (Visitem o facebook e blog para ficarem a par das suas últimas novidades.)


Frango com Camarão, Manga e Leite de Côco / 

Mando & Coconut Chicken with Prawns





Ingredientes (para 2 pessoas):
1 peito de frango grande cortado em pequenos pedaços ou tiras finas
1 mão bem cheia de camarão crú, descascado e descongelado
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 pequena pitada de colorau e outra de salsa seca
1 dente de alho pequeno muito bem picado
1 manga madura (mas não em demasia)
120 ml leite de côco light 
4 spring onions cortadas finamente
Cebolinho fresco picado para decorar
Para acompanhar: 
Raminhos de brócolos
1 cenoura grande cortada em palitos
Cajus a gosto
1 colher de sopa rasa de molho inglês
1 dente de alho pequeno bem picadinho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Arroz (jasmine, basmati ou selvagem resultam muito bem)



- Descascar a manga e cortar metade da sua polpa em pequenos pedaços. Colocar numa picadora ou robot de cozinha, com cerca de 1 a 2 colheres de sopa de água, e triturar muito bem, até que forme uma pasta (não se preocupem em deixar essa pasta muito macia e uniforme - é bom deixarem alguns pedacinhos de manga). Cortar a outra metade da manga em tiras finas e reservar tudo. 

- Entretanto, levar ao lume uma frigideira ampla, anti-aderente, apenas salpicada com algumas gotas de azeite e o dente de alho picado. Temperar a carne com uma pitada de sal e pimenta e verter na frigideira quando esta estiver bem quente. Polvilhar a carne com uma pitada de colorau e salsa seca, juntar metade das spring onions, e deixar cozinhar durante alguns minutos, mexendo de vez em quando, até que o frango comece a estar cozinhado e com uma cor douradinha no exterior.




- Nessa altura, adicionar os camarões, envolver e deixar cozinhar durante mais uns 2 minutos, até que ganhem cor. Por fim, adicionar a manga triturada, bem como o leite de côco, e deixar que ferva durante 2 a 3 minutos. Baixar o lume e deixar cozinhar e apurar por mais outros 2 a 3 minutos, antes de desligar e polvilhar com as restantes spring onions e o cebolinho fresco picado.

- Para o acompanhamento, levar ao lume uma wok ou outra frigideira anti-aderente e bem ampla, regada com um fio bem generoso de azeite. Quando estiver bem quente, juntar os brócolos, os palitos de cenoura e o alho picadinho, temperar com uma pequena pitada de sal e pimenta e regar com o molho inglês. Saltear durante uns 5 minutos, mexendo frequentemente, até que os legumes estejam cozinhados mas ainda bem crocantes. Polvilhar os vegetais com cajus e servir, acompanhando o arroz e a mistura de frango e camarão com molho de manga e côco. 


2 comentários: