19 de março de 2016

Noodles com almôndegas "pegajosas" de perú by Coisas e Coisinhas

Bom dia, para este sábado temos Noodles com almôndegas "pegajosas" de perú da Coisas e Coisinhas. As almôndegas foram me conquistando ao longo da vida, gosto muito especialmente de carnes brancas, e caseiras! Dá para fazê-las previamente e congelar, ou um dia antes (por exemplo).São de rápida confecção, por norma faço-as com molho de tomate, ficam deliciosas. Mas estas pegajosas enche o olho! Neste caso foram acompanhadas com noodles, mas podem substituir por esparguete, ou outra massa que gostem mais.

Passem pelo facebook e blog para verem tudo o que anda pela Coisas e Coisinhas.


Noodles com almôndegas "pegajosas" de perú // Sticky Turkey Meatballs with Noodles


Ingredientes:
450 gramas de carne de perú picada
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de café de lemongrass em pó
1 colher de café de mistura chinesa 5 especiarias
1 colher de café de gengibre em pó
Noodles de ovo
1 pedaço generoso de pimento cortado em tiras finas
4 spring onions cortadas finamente
1 cebola média cortada em rodelas finas
1 mão cheia de feijão verde cortado em tiras finas de igual tamanho
2 colheres de sopa bem cheias de ketchup
3 colheres de sopa rasas de molho de soja
Sementes de sésamo para polvilhar


- Colocar a carne picada numa taça e temperar com sal e pimenta. Adicionar todas as restantes especiarias, envolver tudo muito bem e formar almôndegas. Dispô-las num prato ou tabuleiro e, se possível, levar ao frigorífico durante pelo menos meia-hora.

- Levar ao lume uma frigideira anti aderente, regada com algumas gotas de azeite ou óleo de sésamo. Quando estiver bem quente, adicionar as almôndegas e deixar que cozinhem bem e ganhem uma boa caramelização, virando-as frequentemente, durante cerca de 5 minutos. Quando as almôndegas estiver bem douradinhas, reduzir o lume e deixar que acabem de cozinhar no interior, continuando sempre a mexer constantemente a frigideira. Se necessário, vão salpicando a frigideira com vinho branco ou água quente de vez em quando, para que a carne não queime e as almôndegas mantenham a sua suculência no interior.



- Entretanto, colocar o feijão verde numa taça e cobri-lo com um pouco de água a ferver, apenas o suficiente para que as tiras de feijão verde fiquem completamente cobertas. Deixar repousar durante cerca de 2 minutos. Ao final desse tempo, juntar os noodles a essa mesma taça e cobri-los totalmente com água a ferver. Verificar o tempo de cozedura mencionado na embalagem dos noodles e retirá-los cerca de 2 minutos antes do tempo indicado, assim como o feijão verde. Escorrer tudo bem, reservando 1 copo desta água.

- Levar ao lume uma wok ou uma frigideira, regada com um pouco de azeite ou molho de sésamo. Adicionar a cebola e o pimento e saltear durante 2 a 3 minutos. Acrescentar os noodles e o feijão verde, regar generosamente com uma colher de sopa de molho de soja e 2 a 3 colheres de sopa da água onde cozeram os noodles e o feijão verde. Envolver bem. Desligar o lume e distribuir os noodles pelos pratos/taças.


- Para terminar as almôndegas, quando já estiverem bem cozinhadas, basta adicionar o ketchup e o restante molho de soja à frigideira, abanando muito bem para que todas as almôndegas fiquem cobertas. Se necessário, para que este molho não seja tão espesso, juntar um pouco da água de cozedura dos noodles. Desligar o lume, salpicando bem toda a frigideira com sementes de sésamo e abanando bem para que todas as almôndegas fiquem cobertas. Juntá-las aos noodles e servir de imediato.

Bom Fim-de-semana! 

8 comentários:

  1. Seguindo flor! segue de volta!

    resenhaaquilarissa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, vou retribuir sim. Obrigada :-)

      Eliminar
  2. Que bom aspecto! Adorei, fiquei com água na boca.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, os blogues que me permitem estas partilhas são fabulosos! :-D

      Eliminar
  3. Está mesmo apetitoso, óptima sugestão, é por isso que adoro passar por aqui :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Tu parece que acertas nos meus gostos!! Mais uma que adoro!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar