Categorias

13 de novembro de 2017

Semana da Castanha

O frio já nos faz querer coisas da época, como por exemplo castanhas assadas. O aroma pelas ruas fazem-nos levitar até elas, e a sua casca quente mascarrada das brasas que nos pinta as mãos de preto mas,  que ainda assim nos sabe bem face ao estado gélido que estas se encontram. Pequenas coisas que nos reconfortam no frenesim diário. Os agasalhos já saíram à rua, o sol esconde-se a meio da tarde e com a escuridão vem o cheiro a lenha queimada nas salamandras. Não há como enganar, o natal está achegar e com ele mais um final de ano. 


Para esta semana, viramos as atenções para diversas utilizações da castanha, de doces a acompanhamentos, sem esquecer as, simplesmente e maravilhosas, assadas. Este ano, estão mais caras devido à quebra de produção, explicada pela meteorologia....a seca extrema, o calor tardio. Mas ainda assim, não perdem o seu encanto!


Esta é a segunda edição da castanha, podem ver a primeira aqui, assim como as minhas receitas do tema,  puré de castanha, as castanhas cozidas com canela e as castanhas doces.

Tenham uma semana reconfortante!

Recanto com Tempero
Castanhas assadas {no forno}


Castanhas cozidas com alecrim em calda de jeropiga

A cozinha da Anita


Rolo de Carne com Castanhas


Sonhos de castanha com mel escuro de especiarias



Tarte de Castanhas Merengada


Lombinhos com Castanhas e Tâmaras

4 comentários:

  1. São tão versáteis! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quentes e boas é como se querem =D ****

      Eliminar
  2. Um fruto do outono mas cá por casa até de verão (congeladas) se comem, perfeitas para receitas doces ou salgadas, deliciosas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah castanhas o ano inteiro!! A mim só me sabem mesmo bem com o frio =) Beijinhos

      Eliminar