O aviso está feito, quem o deixa é a natureza: o verão está a acabar. Para a malta não se ressentir, mais uma vez a rubrica vem espalhar iguarias deliciosas, e qual é o destaque da semana?? Ananás!!!
A minha relação com o ananás nem sempre foi pacífica. Houve uma altura que odiava, outra que adorava pelo que neste momento é me indiferente o seu consumo.
O ananás é considerado um fruto, mas na realidade é uma infrutescência (frutos que resultam da fecundação de flores, ou por outra palavras, "são um conjunto de frutos pequenos originados de muitas flores separadamente").
Os Açores são os grandes produtores portugueses (em estufas), onde impera a variedade agridoce e aromática que nos encanta. O ananás tem a sua origem nos países tropicais onde é cultivado ao ar livre, contanto com um forma mais alongada ao dos portugueses.O fruto (como é popularmente chamado) da semana contém muita água e poucas calorias, quer isto dizer que possui efeitos diuréticos e também digestivos.
Antes de entramos na parte da cozinha, temos que passar pelo processo de escolha do fruto. O ananás encontra-se "maduro quando a polpa cede um pouco à pressão dos dedos, o aroma é intenso e a ponta das folhas é alaranjada e arrancam-se com facilidade". No que toca à sua durabilidade, por ser sensível à alteração de temperaturas deve-se consumir o mais rápido possível. Reservá-lo em local fresco, tapado com película aderente durante no máximo dois a três dias.
Na área gastronómica, o ananás pode entrar em diversos pratos. Nas sobremesas, dá-nos aquele toque refrescante, em acompanhamentos harmoniza os sabores de modo a equilibrar o prato, sem ficarmos com o "estômago pesado". Pode se dizer, que o ananás é rei em muitas receitas, como saladas, bebidas, doces, até mesmo em refeição de carne ou peixe.
Esta semana não trouxe apenas doces. Trouxe de tudo um pouco.... por isso, toca a aromatizar a semana =)
Fontes
Sugar Bites
Salada de Quinoa com Ananás e Queijo Feta |
Salmão com batata doce e ananás caramelizado | Sem gluten |
A casinha das Bolachas
Água Aromatizada com Ananás, Lima e Hortelã |
Mini-Espetadas De Peru Com Bacon E Ananás |
PERNINHAS DE FRANGO COM ANANÁS |
Lombinhos de porco com mostarda e ananás |
Pudim gelado de ananás |
Bolo de ananás "encharcado" |
Vanessa, tantas e tão boas as sugestões para utilizar este fruto que adoro!
ResponderEliminarBoa semana, beijinhos.
Paula G.
Bom fim-de-semana Paula =) =)
Eliminar