Categorias

14 de novembro de 2016

Semana da Batata-Doce


Olá, a melhor forma de começar uma segunda-feira é com o sol a brilhar, ora se isso já temos, resta lançar a rubrica que esta semana se foca na batata-doce.

Com origem na América do Sul, actualmente é cultivada e consumida mundialmente. Nas diversas variáveis podemos encontrar inúmeras características, sendo mais evidentes a cor exterior (amarela, branca ou roxa), o formato, tamanho, cor interna, cor das folhas e flores e sabor.

A batata doce é uma fonte rica em fibras, ferro, vitaminas E, A e C e potássio, contendo cinco vezes mais cálcio que a batata-inglesa. Fornece muita energia devido aos seus hidratos de carbono saudáveis e por serem de baixo índice glicémico, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue.

O consumo da batata-doce trás muitos benefícios para a saúde, uma vez que ajuda a controlar a diabetes e colesterol, reduz cãibras, regula a pressão arterial, previne a anemia, ajuda na digestão, fortalece o sistema imunológico, ajuda a queimar gordura e a ganhar massa muscular. 

  Sem dúvida que esta ganhou destaque com a sua inserção nas dietas, especialmente de celebridades, porém quando consumida em demasia o efeito é o contrário.

Gastronomicamente falando, a forma mais popular de ser ingerida é assada no forno, mas também funciona muito bem em puré e na área da pastelaria.

Pessoalmente, adoro batata-doce, sempre comi o que a horta dava, por isso esta era a altura dela, era assada nas brasas da fogueira e antevia o natal, tal como também estava presente nessa data. É aconchegante, doce e trás-me muito boas memórias.

É tempo de vos deixar as sete sugestões deliciosas desta edição e desejar-vos uma excelente semana!

8 comentários:

  1. Tantas delícias! Adoro batata-doce!!
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, é verdade. Estas sugestões deixam-nos a babar =P
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro batata-doce ^_^
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão deliciosa simples ou conjugada com outros sabores....também sou uma grande apreciadora desta! Beijinhos Ana, uma semana feliz =)

      Eliminar
  3. Eu gosto muito de batata doce! :)

    ResponderEliminar
  4. A batata-doce é um dos ingredientes de outono que mais uso na minha cozinha. Vanessa, adoro das mais variadas formas!
    Obrigada pela partilha, beijinhos e boa semana

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou fã desta batata, beijinhos e boa semana =D

      Eliminar