Categorias

3 de outubro de 2016

Semana das Saladas


Bom dia, preparados para mais uma semana?! O tempo está mais fresco, mas ainda assim o sol brilha para nos motivar a ter um início de semana excelente.
Por aqui, lanço mais uma semana temática centrada nas saladas. Prato ideal para a correria doida do quotidiano,  saudável, rápida e bem versátil. Prova disso, são as sete opções que vos trago dos blogs que nos acompanham  há 10 meses.  (O blog já fez 10 meses no sábado).
 

Nas secção das saladas há diversos tipos, de vegetais crus ( como por exemplo, agrião, alface, tomate, pepino, rabanetes, frutos secos) temperadas com azeite, vinagre, sumo de limão, ou outro molho não cozinhado com esta base. Há também, as saladas com massas e/ou com carne/ peixe, temperadas com maionese (exemplo disso, é a tradicional salada de atum), ainda encontramos as saladas de frutas, misturas de frutas frescas ou de conserva tomando em conta as preferências de cada um.

As saladas variam o seu consumo em diferentes culturas, ora vejamos. Em França e Estados Unidos (no último apenas em restaurantes) são servidas como entrada (aperitivo), antes das refeições principais. Já em Portugal, esta assume a função de acompanhamento da refeição principal, em Moçambique (devido à pobreza) é muito consumida com refeição principal do dia. Enquanto, nos países desenvolvidos, as saladas fazem parte das refeições principais, por opção, como forma de diversificar a dieta, com espaços comerciais vendendo apenas saladas. A salada da aldeia, com pepino e queijo feta, é uma iguaria nacional no Chipre.

Como vêem, a salada é mundialmente, com muitas diferenças. A sua preparação é rápida, é possível misturar diversos sabores, texturas e  cores, tornando-a muito atractiva. São facilmente digeridas, causando bem-estar após o seu consumo, como contém um elevado nível de água, hidrata o corpo, é uma fonte de vitaminas, minerais e fibras, com as baixas calorias ajudam a perder peso.

Chega de conversa, vamos ao que interessa, às receitas da  semana. Para as verem, basta clicarem na legenda das fotografias.

                                  Fonte: wikipedia



                 Fonte: globo.com

Recanto com Tempero

Salada de polvo e pota em molho de tomate



Salada de atum

Salada de Quinoa com Peru e Queijo Feta


Uma Pitada de Noz Moscada

Salada de quinoa e grão-de-bico crocante


6 comentários:

  1. Hmmmm que bom! Eu cá sou uma viciada em saladas :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, a verdade é que sempre fui habituada, mas não adoro saladas. Agora que é um prato prático e versátil, sem dúvida que é!
      Bjinhs ****

      Eliminar
  2. Mas que belas saladas!!! Tão coloridas, saborosas e versáteis! Adoro :)
    Parabéns pelos 10 meses de blogue <3
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =)
      É uma semana cheia de cor, sabor e tudo com receitas rápidas =P
      Beijinhosss

      Eliminar
  3. Anónimo5.10.16

    Ai que delícia essas saladas, já as quero na minha alimentação pra já!
    Eu conheci seu blog há pouco tempo e já estou amando! Ele é muito lindooo, e você escreve muito bem! Estou amando e por amar estou seguindo,seguindo no google+,por estar amando e para saber que estou te acompanhando! Estamos com metas para 2016 com o meu blog, e então queria pedir uma ajudinha sua,se puder fazer uma visitinha no meu blog e retribuir você irá me deixar muuuito, mais muuuuito feliz mesmo!
    Estou esperando você lá no meu blog, ficarei muito feliz e grata por te ter por lá♥
    Beijos, sucesso sempre,sempre,sempre!

    batomveermelhoblog.blogspot.com <3
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda, muito obrigada pelo teu feedback ao meu blog. Já te sigo em todas as redes que tenho, tens um espaço muito bem trabalhado!
      ahh, no google+ tenho uma comunidade "Blog: A vida de Nessy" onde podes divulgar o teu blog, post's etc... junta-te a nós por lá. ****

      Eliminar