Categorias

7 de maio de 2016

Cheesecake de lima e chocolate branco com framboesas by Coisas e Coisinhas

O tempo cinzento voltou, mas não é isso que nos vai deprimir no fim-de-semana.
Para adoçar o dia,  trago este especial e delicioso cheesecake do blogue Coisas e Coisinhas, é simples, fácil e rápido, como tento trazer sempre. Pode-se optar por fazer variados cheesecakes como o apresentado nas imagens, que fica ainda mais amoroso. Claro que também podem aumentar as dosagens e fazer ao estilo tradicional, fica à vossa escolha.

Podem ver mais do Coisas e Coisinhas aqui e aqui.


Cheesecake de lima e chocolate branco com framboesas





Ingredientes para um cheesecake pequeno 
(foi usada uma forma com cerca de 12 cm de diâmetro):
4 ou 5 bolachas digestivas (podem substituir por bolachas Maria, por exemplo)
1 colher de sopa de manteiga à temperatura ambiente ou ligeiramente amolecida
100 gramas de queijo-creme
50 ml de natas
40 gramas de açúcar em pó
1 lima


Para a cobertura: 
50 gramas de chocolate branco, partido em pedaços
4 colheres de sopa de natas
Framboesas frescas




- Colocar as bolachas numa picadora e triturá-las bem.
Em alternativa, colocá-las num saco hermético e desfazê-las com a ajuda de um rolo da massa. Verter as bolachas desfeitas numa taça e adicionar-lhes a manteiga, amassando e misturando tudo muito bem com as mãos, até que este preparado fique com a consistência de areia molhada. 

- Untar uma forma de fundo amovível com manteiga e forrar o seu fundo com a bolacha, pressionando bem para que fique uma camada bem uniforme e compacta.
 Reservar no frigorífico enquanto se prepara o recheio.


- Numa outra taça, bater bem o queijo com as natas e o açúcar, até obter uma consistência lisa e homogénea. Adicionar a raspa de uma lima e o sumo de meia e envolver bem. 



- Verter este preparado na forma, por cima da base de bolacha, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos. Retirar e deixar arrefecer totalmente.


- Para a cobertura de chocolate branco, basta deitar as natas num pequeno tachinho e levá-las ao lume mínimo.
Deixar que aqueçam lentamente e, quando começarem a ferver, desligar de imediato o lume e acrescentar às natas o chocolate branco partido em pedaços, deixando repousar assim, sem mexer, durante 5 minutos. 

Ao final desse tempo, mexer este preparado, para que o chocolate se derreta por completo e forme um ganache bem liso e cremoso. 


- Quando o cheesecake estiver totalmente frio, assim como o ganache de chocolate branco, verter este último por cima do bolo.
Decorar com framboesas e salpicar tudo com mais umas pequenas gotas de sumo e raspa de lima. Levar ao frigorífico durante algumas horas antes de servir.

Bom fim-de-semana!

4 comentários:

  1. Que interessante versão do cheesecake! Parece uma bolacha gigante :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã...quando há imenso tempo publiquei esta receita lá pelo blog, lembro-me como se fosse hoje que o teu comentário foi precisamente esse "parece uma bolacha gigante" :D hehe
      Vanessa, obrigada!! :D Uma coisa te garanto - esta é sem dúvida, não só uma das minhas receitas favoritas do blog, como também uma das minhas receitas de sobremesas favoritas de sempre :)
      Beijinhos grandes!

      Eliminar
    2. Avelã mas uma bolacha bem mimosa =)

      Eliminar
    3. Coisas e Coisinhas foi uma receita perfeita, adoro a ideia das doses individuais, é ideal para festas =) beijinhoss

      Eliminar