Categorias

13 de janeiro de 2016

Frango do Campo Acerejado com Arroz Tostado by Tempero da Nesita


Hoje é dia de Tempero da Nesita com uma óptima sugestão, Frango do Campo Acerejado com Arroz Tostado

Uma receita cheia de sabores tradicionais portugueses.

"É simplesmente Portugal à mesa. Uma receita muito bem conseguida" foram os elogios dos jurados d ' "A Mesa dos Portugueses" sobre esta iguaria.


Parabéns ao Tempero da Nesita por esta receita fantástica!




INGREDIENTES (6 PESSOAS)

1 Frango do Campo em pedaços
2 Cebolas
1 Cabeça de Alho
2 Copos de Vinho Branco
1 Cálice de Whisky
½ Chouriço de Carne
½ Chouriço preto
2 Canecas de Arroz
Pimenta preta em grão
Sal e Azeite


PREPARAÇÃO 

Corte o frango em pedaços (ou peça no talho que o façam), mantenha a pele e coloque-os num tacho com uma cebola cortada em 4, metade dos dentes de alho esmagados, o vinho branco, o whisky, os chouriços (ambos os pedaços inteiros), alguns grãos de pimenta e uma pitada de sal. 

Acrescente um pouco de água (só até cobrir a carne) e leve ao lume. Deixe ferver até o frango estar completamente cozido. Retire o frango do caldo e separe as partes boas para acerejar (pernas, coxas, peito e asas) das partes com mais ossos.
 Desfie estas últimas, retirando peles e ossos. Reserve. Retire também os chouriços do caldo, cortando o chouriço preto em cubos e o de carne em rodelas. Reserve. 

Passe o caldo da cozedura do frango com a varinha mágica e reserve. Regue generosamente o fundo de uma frigideira larga com azeite (grande o suficiente para cozinhar o arroz posteriormente) e core os pedaços de frango reservados, de ambos os lados. Reserve. 

Na gordura que ficou na frigideira, refogue uma cebola picada com os restantes dentes de alho picados. Junte o arroz, envolva-o bem no refogado e deixe aquecer. Junte então 5 canecas (1,5L) do caldo do frango reservado (se não chegar acrescente o resto em água), mexa e deixe cozinhar em lume brando. A meio da cozedura do arroz, junte o chouriço preto em cubos e o frango desfiado.

 Envolva e deixe cozinhar até o arroz estar tenro e ter absorvido todo o líquido. Aproveite para acertar o sal. Transfira o arroz para uma assadeira e alise a superfície com as costas de uma colher. Disponha os pedaços de frango acerejados sobre o arroz e distribua as rodelas de chouriço de carne reservado. 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, até o arroz estar tostado e a pele do frango a borbulhar. Sirva de seguida com uma salada de alface e agrião com coentros e azeitonas.


Visitem o blog e o facebook do 


Sem comentários:

Enviar um comentário