14 de fevereiro de 2017

"Nova Lei" na Electricidade


A lei já não é nova, mas desconhecia-a até há um mês...falo da lei do plano de pagamento automático.

O que é isto afinal?? Ora pelas informações que obtive, trata-se de um plano de pagamento faseado (em 4 prestações) da factura da electricidade, onde somos inseridos automaticamente, quando ultrapassamos o valor médio das facturas dos últimos 6 meses.
Fonte

Por outras palavras, vamos supor que a nossa média a pagar de luz nos últimos seis meses é de 50€, se a factura que recebemos este mês é superior a 50€, é nos dado automaticamente um plano de pagamento (desenhado na factura) de quatro prestações (com os seus valores e datas visíveis no gráfico).
Ao receber a factura, se apenas confirmarmos a valor, ficamos a pagar a factura em prestações, temos que ligar para a empresa de electricidade para anular esse plano de pagamento automático. Porém, sempre que se ultrapasse o valor médio, temos que voltar a ligar a anular o plano caso se pretenda pagar de uma só vez.

A lei não dá a possibilidade do cliente escolher pagar sempre de uma só vez, sem ter que estar a ligar para as empresas cada vez que for colocado nesse plano. É sem dúvida um falha tremenda, pois se a muitos facilita pagar em prestações, outros preferem pagar o valor total, essa possibilidade tem que ser dada aos consumidores, a possibilidade de recusar esse plano, até porque quem quer pagar o valor total da factura, não pediu para ser arrastado automaticamente nesta lei.

Fonte


Quantas pessoas nem se apercebem de estão inseridos neste plano? Conheciam esta lei?? Concordam com com a impossibilidade de recusar o plano (para sempre em apenas uma chamada telefónica) ?
Onde podemos reclamar? No site da entidade reguladora da electricidade., segundo o que a empresa de electricidade, apenas estão a cumprir a lei, logo é a lei tem que ser questionada,

Fonte

Faz-me confusão ter descoberto esta lei por mero acaso,o operador falou-me do plano de pagamento automático como se a minha pessoa soubesse o que ele estava a falar, entre outras chamadas, lá consegui entender tudo, porque  "esqueciam-se" de mencionar sempre algo.

Não vos faz confusão ligarem-nos a divulgar tantas campanhas, seguros, etc...e estas coisas importantes zero!?!


Resumindo, não sou contra a esta lei, apenas ao facto de não podermos dizer "não quero este plano, quero pagar sempre o valor total da factura", e termos que ligar sempre a anular cada vez que somos abrangidos por esta lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário