Categorias

23 de junho de 2016

Euro com pouco futebol


Evito opinar sobre a Selecção Nacional, pois é um tema sensível. Porém com a deprimente apuração para os oitavos de final do Euro 2016, decidi expor a minha sincera opinião sobre o assunto.

Fonte

Não me lembro de um momento que tenha vibrado tanto com a nossa Selecção como no Euro 2004, não apenas por ter ocorrido em Portugal, mas pelo o que os nossos jogadores e seleccionador fizeram.
Por um lado, Scolari cravou até hoje as ditas bandeiras nas janelas, como forma de apoio à Selecção, por outro os jogadores que jogaram com tudo o que tinham e que tanto gosto deu ver Portugal a jogar.

Fonte
Passados 12 anos, é certo que os tempos mudaram, o futebol mudou, os jogadores alguns retiraram-se, ( o Ricardo Carvalho, insiste em ser o Benjamin Button de Portugal ), outros vieram, seleccionar vai, seleccionador vem, e os resultados são angustiantes.

Fonte
Antes de me centrar na Selecção Portuguesa, deixam-me que partilhe convosco que este Euro 2016, está a ser muito fraco a nível de futebol, temos talvez a grande revelação seja o País de Gales, mas os restantes estão (até agora) com prestações muito aquém dos esperado e do que sabem fazer.

Esta competição fica marca pela ausência da Holanda, que é uma equipa forte porém falhou o apuramento, pela retirada da Selecção da Suécia do Ibrahimović, pelo acto pouco feliz do Ronaldo, pelos desacatos dos adeptos e ameaças da organização, tal como o medo dos atentados e pelo lado divertidos dos adeptos irlandeses.

Fonte


Focando em Portugal, como é possível uma equipa apenas com 3 pontos passar à fase seguinte ( lá está a fraca prestação uma competição europeia), estou feliz por termos passado? Não! Queria que perdêssemos? Não, apenas queria que se jogasse futebol em equipa, com garra e ambição (ambição na medida certa, porque em demasia causa a frustração que assistimos em campo), com qualidade, "tranquilidade" (nunca pensei ter que citar Paulo Bento), eficácia e táctica, resumindo jogar com cabeça e não apenas correr, chutar, caminhar, simular ou por em prática técnicas do Karatekid. Ah e focar em destacar de forma positiva dentro de campo, não fora dele.

Está na hora, talvez, de ir buscar jogadores que jogam bem, jovens, entendem-se em equipa e começar e deixar no banco os experientes, não precisamos dos melhores em cada posição, prefiro perder com uma equipa que batalha em campo como se fosse o último jogo do que os nossos experientes ( sem lhes tirar o mérito), mas o seleccionador é que sabe. Olhem que ele diz que só volta a 11 de Julho com a final ganha, se entretanto perderem ficam por lá em modo de torneio de matraquilhos.



"ah, então mas se Portugal ganhar, vais fazer a festa e agradecer a Ronaldo"

NÃO!

Não porque, o futebol que praticam não é de todo bonito nem do meu gosto, porque marque Ronaldo 30 golos neste Euro,  a equipa (grupo de pessoas) não se chama Ronaldo e ele não está  jogar sozinho contra a 11 adversários (às vezes parece). O  que o Ronaldo tem de bom, tem de mau: a sua ambição. Esta levou-o aonde está, a ser o melhor do mundo, mas perdoem-me mas esta também é responsável pelo seu esquecimento de que é apenas um humano e não máquina. Claro que ninguém deseja estar na pele dele, seguido sempre por onde vai, com quem se diverte, para onde viaja, o que faz, o bom e mau nele tomam proporções gigantes, isso afecta qualquer um (não é desculpa, apenas o lado negativo da fama)

Peço apenas que em campo, façam o que têm que fazer, porque o grupo onde estavam era peanuts, que é com quem diz, canja em relação aos que vos aguarda. Vocês sabem jogar, ponham isso em prática.....

Ainda estão a tempo de nos mostrar uma selecção a jogar como em tempos nos habituaram...ou apenas deixem-nos com o que nos mostraram neste grupo (que não era díficil, tendo em conta outros...)


Enquanto isso, os nossos miúdos enchem-nos de orgulho ao se tornarem campeões europeus, só espero que os levem mais longe, levem-nos juntos para que evoluam, ganhem experiência e cheguem à selecção principal com a garra e o prazer em jogar futebol que têm.

Bem haja Sub-17 !


Fonte









Sem comentários:

Enviar um comentário