Desde de Eva (primeira mulher no mundo) muitas mulheres contribuíram para o mundo, para a sociedade que temos hoje, algumas publicamente, outras anonimamente ( influenciando os homens com quem mais se relacionavam, a tomar como suas as convicções delas).
Ao longo da história a mulher assumiu diversos papeis na sociedade, vistas como seres frágeis, desde sempre nos foi encarregue a alimentação, tarefas domésticas e educação dos filhos (chegando a ser proibida a nossa própria educação), ou seja tivemos muito um papel secundário, digamos assim. Não contávamos para votar (não nos consideravam inteligentes, ou capazes o suficiente para tal), vistas como máquinas de reprodução, a maioria viveu na sombra do marido, sendo vítimas de violência doméstica.
Com a evolução, ganhámos mais liberdade, mais igualdade, especialmente na teoria. Na prática, ainda há discriminação no trabalho (conheço homens que se recusam a ter o salário igual às mulheres que fazem o mesmo trabalho, pesado, que eles), tal como empregadores que preferem homens, por serem mais fortes, ou porque não terão de dar licenças de maternidade, por exemplo. (já fui a entrevistas em que me perguntaram logo se tinha filhos e se planeava ter. Nãooo, eu não quero ter o melhor do mundo! Tu para existires a tua mãe não teve que fazer sacrifícios e ficar grávida, vieste já com 6 anos, pronto a entrar na escola de comboio, já que as cegonhas não aguentariam voar contigo! Quanta ignorância.) O pior é a violência por parte de quem confiamos a vida e escolhemos constituir família, tem vindo a aumentar tanto, que até assusta. Poucas são as que tentam e mantêm-se firmes e confiantes para conseguir sair desse ambiente, a justiça tem que mudar rápido, aumentem muito mais os anos de prisão, não queremos mais mulheres assassinadas por pedirem divórcio, para serem felizes. Ainda temos um longo percurso pela frente...
Hoje é o nosso dia, dia em que reflectimos e vermos que a mulher é um ser incrível, comandamos o meio doméstico, tratamos dos filhos, marido e ainda brilhamos no trabalho. Estamos quase as 24horas do dia, sempre em movimento, e ainda conseguimos ser felizes!
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e o direito de voto. Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher. Em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Relembro que neste dia homenageiam-se, desde 1910, as cerca de 130 mulheres que morreram carbonizadas, ao serem trancadas na fábrica de tecelagem, em Nova York, onde trabalhavam, por estarem em greve.
Mulheres marcantes na história

Helena de Tróia- Na mitologia grega, Helena era filha de Zeus e de Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta, apaixonando-se por Páris acabando por fugir com este para Tróia, originando uma das maiores guerras (e mais famosa), Guerra de Tróia.
.
Joana d'Arc, heroína: A combatente francesa (1412-1431) assumiu o comando do exército real em várias batalhas durante o reinado de Carlos VII. O papa Bento XV nomeou-a santa em 1920. Morreu na fogueira por heresia.
Ana Bolena, rainha consorte: A segunda esposa (1501-1536) do monarca inglês Enrique VIII morreu decapitada na Torre de Londres depois do seu marido a acusar de adultério. Seu próprio pai, sir Thomas Boleyn, condenou-a.
Carlota Joaquina, rainha: Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bourbon (1775—1830) foi infanta de Espanha, princesa do Brasil e rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque escolheu viver no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa.
Maria Quitéria, militar: Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana D'Arc brasileira, é a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Vestiu-se de homem para alistar-se no exército. Morreu aos 61 anos no anonimato nos arredores de Salvador.
Anita Garibaldi, revolucionária: Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849), foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da sua época.
Maria Curie, cientista: Maria Sklodowska (1867-1934) tomou o sobrenome de seu marido, Pierre Curie. Por sua nação de origem, Polónia, deu nome a um elemento químico. Pioneira no estudo da radioactividade, obteve dois prémios Nobel.
Mata Hari, espiã: Margaretha Geertruida Zelle (1876-1917) serviu-se de sua capacidade de sedução para trabalhar como espia dos franceses para o Governo alemão. Um tribunal francês ordenou que fosse fuzilada por alta traição.
Carmen Miranda, cantora e actriz: Maria do Carmo Miranda da Cunha(1909-1955) foi uma cantora e actriz luso-brasileira e precursora do tropicalismo. Carmen foi a maior celebridade em sua época, algo como Britney hoje. Encontraram na morta no quarto de sua casa em Beverly Hills após colapso cardíaco fulminante por causa da sua dependência de barbitúricos.
.
Teresa de Calcutá, missionária: Gonxha Agnes (1910-1997) fundou a congregação Missionárias da Caridade para ajudar aos pobres. Dois anos após sua morte, João Paulo II abriu a causa de sua canonização. Recebeu o Nobel da Paz em 1979.
Edith Piaf, cantora: Criada por sua avó, que dirigia uma casa de prostitutas, Edith (1915-1963) revelou seu talento e sua grande voz nas canções populares que cantava nas ruas junto com seu pai, Louis A. Gassion.
Evita Peron, política: Marcada por uma infância no campo e filha não reconhecida, Eva (1919-1952) trabalhou como actriz, modelo e locutora e se casou com o presidente argentino Peron. Lutou pelos direitos dos trabalhadores e da mulher.
.
Marilyn Monroe, actriz: Norma Jean Mortenson (1926-1962) protagonizou clássicos como "Os Homens Preferem as Loiras" (1953) ou "O Pecado Mora ao Lado", mas sobretudo é o maior mito erótico do século XX. Diz-se que teve um romance com os irmãos Robert e John F. Kennedy.
Grace Kelly, actriz: que abandonou sua carreira como estrela de cinema para se casar, em 1956, com o príncipe Rainier de Mónaco. Morreu em acidente de trânsito quando viajava com sua filha Stefani.
Diana de Gales, princesa: Conhecida como a princesa do povo (1961-1997) por sua atitude solidária com os mais desfavorecidos, esteve casada com o príncipe Charles, com quem teve os príncipes William e Harry. Morreu ao lado do namorado em um controvertido acidente de trânsito quando fugia da perseguição de paparazzis.
Michelle LaVaughn Robinson Obama é uma advogada e escritora norte-americana. É a esposa do 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a 46ª primeira-dama daquele país, sendo a primeira afro-descendente a ocupar o posto.
Angela Dorothea Merkel é uma cientista e política alemã, desde 2005 chefe de governo de seu país (chanceler) e líder do partido União Democrata-Cristã (CDU) desde 2000. Foi descrita como a líder de facto da União Europeia e actualmente é referida pela revista Forbes como a segunda pessoa mais poderosa do mundo, a mais alta posição já alcançada por uma mulher.

Madonna é uma cantora,compositora, actriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.
Gabrielle Bonheur Chanel foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A.. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time. É responsável por usarmos calças comprimidas, uma coisa banal, não é? Agradeçam-lhe.
Oprah Gail Winfrey é uma apresentadora de televisão e empresária norte-americana, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana.
É também uma influente crítica de livros, uma atriz indicada a um Oscar pelo filme A cor púrpura e editora da revistaThe Oprah Magazine. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século XX, uma das maiores filantropas de todos os tempos e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003. Em 2010, é a única mulher a permanecer no topo da lista por quatro anos.
Amália da Piedade Rodrigues foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.
http://improvedmindpub.com/wp-content/uploads/2016/01/silhouette-602840_1920.jpg |
TU
Só tu podes fazer-te feliz, realizar os teus sonhos. Sem estar na sombra de ninguém. Aproveita a vida, sê feliz!
Feliz DIA DA MULHER!!!!
Fontes:
http://www.mdig.com.br/?itemid=2336, https://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Merkel, https://pt.wikipedia.org/wiki/Michelle_Obama, https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_II_do_Reino_Unido, https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia), https://pt.wikipedia.org/wiki/Madonna, https://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_Chanel, https://pt.wikipedia.org/wiki/Oprah_Winfrey, https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A1lia_Rodrigues e https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
Qual é a mulher que vocês mais se identificam??
Tem alguma da história da humanidade que vos influencie??
Olá Vanessa,
ResponderEliminarParabéns pelo post tão bem estruturado e com muita verdade. Um dia da mulher muito feliz para ti tb! Beijinho.
Obrigada Paula!
EliminarÉ bom não nos esquecermos o que já passou para termos o que temos hoje em dia e saber a razão da data especial! beijinhos
Adorei a forma como abordaste este tema e as figuras que foste buscar são muito bem escolhidas ;) parabéns por este post tão bem delineado !
ResponderEliminarBeijinhos
elisaumarapariganormal.blogspot.pt
Muito obrigada Elisa! =D
EliminarAinda bem que gostaram, valeu toda a dedicação ! beijinhos
espero que tenhas tido um excelente dia da mulher :D
ResponderEliminarwww.pinkie-love-forever.blogspot.com
Foi delicioso. E o teu Inês, foi especial? Adoramos mimos, não é?!
Eliminar